segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reflow, Reballing com equipamento mais acessivel.

Existe a possibilidade de fazer um retrabalho em BGAs usando ferramentas mais acessíveis  pois atualmente o custo de uma maquina profissional é muito elevado quanto a demanda do serviço.

Quem pesquisa bastante já deve ter ouvido falar de uma técnica em que substituímos a estação infra vermelho por uma estação mais simples de ar quente, e com o auxilio de um grill para aquecer a placa por baixo é feita a solda e dessolda do chip....

Bom, esta técnica é bastante usada na falta de um equipamento adequado.

Para quem faz ou está pesquisando para fazer um retrabalho com BGA, e está pensando em adotar técnicas de baixo custo como essa ai vai umas dicas.

Muito cuidado ao usar altas temperaturas, ou elevá-las rapidamente, pois existe o risco de empenar a placa ou o chip e o surgimento de bolhas no chip o que acaba o inutilizando.

Bom primeiro passo, coloque 4 bases de alumínio ou outro material que não derreta com uma altura de 1 cm em cima do grill, coloque a placa em cima destas bases, vá aquecendo o grill aos poucos até a temperatura atingir entre 100° a 150°, use um multímetro com termômetro para monitorar, mantenha está temperatura por uns 40 segundos, e suba um pouco mais até uns 180°, nessa altura aplique um pouco de fluxo de solda para ajudar a solda ficar com uma liga melhor, então comece a sobrar o ar quente em cima do chipset com a estação de ar quente, comece com temperaturas baixas, 50° a 80° e vá subindo aos poucos para evitar empenamento e bolhas. Sabemos que a temperatura de fusão da solda lead free, sem chumbo é de 227° e a lead, com chumbo, é de 180°, podemos ter uma base da temperatura que devemos chegar com a estação. Lembrando que se o o notebook foi fabricado depois de 2006 e nunca foi mexido sua solda original é lead free.

Apos chegarmos ao ponto de fusão da solda, se você optou por fazer um reflow simplesmente deixe a placa esfriar para que a solda  já fundida com o fluxo esfrie e fique com uma consistência melhor que a que tinha antes.

Abaixo terá um vídeo mostrando o que está explicado a seguir.

Mas se seu intertece é o reballing, ao chegar na temperatura de fusão com uma chave de fenda de uma leve empurrada no chip para certificar-se de que ele já está solto e você possa retirá-lo da placa sem danificar as trilhas,  use a pinça a vácuo e retire o chip da placa e esfrie a placa o quanto antes para que a temperatura não danifique a placa e o chip.

Agora pegue o ferro de solda com a ponta faca e retire a solda grossa, use o fluxo para o auxilio, apos use a malha dessoldadora para retirar o que restou da solda velha.
Faca este processo na placa e no chip, apos limpe usando álcool isopropílico.

Agora passe uma camada uniforme de pasta em cima do chip, e coloque o seu respectivo stencil para colocarmos as esferas, colocasse então as esferas no chip, e com a estação de ar quente sopramos até que as esferas entrem em fusão, você vai notar que as esferas vão ficar brilhantes mantenha o processo por uns 15 segundos com as esferas em fusão então sesse o ar quente e aguarde uns 45 segundos e então retire o stencil, se você esperar a solda esfriar totalmente vai ser mais difícil de retirar o stencil.

Apos o stencil retirado verifique se todas as esferas estão no chip e se estão todas bem soldadas, no processo de limpeza com o álcool isopropílico e uma escova anti-estática, você vai notar se alguma esfera não está bem firme recoloque a esfera que falta ou defeituosa e refaça a solda sem o stencil mesmo.

Feito isso, passe uma camada uniforme de pasta na placa, alinhe o chip na placa novamente e refaça o mesmo processo para a solda com o grill e a estação de ar quente.

Apos a solda esfrie a placa e faça uma limpeza com álcool isopropílico na placa.

Acompanhe mas detalhes no vídeo.





12 comentários:

  1. Excelente material! Só faltou postar um informativo adicional sobre fluxo e pasta ideal para reballing e reflow. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente uso o NC559 ou o RMA-223, ambos fabricados pela amtech.

      Excluir
  2. Qual o fluxo de ar usado na estacao de quente?

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não tem nenhum material, podes fazer uma lista com todo material necessário para fazer esse tutorial por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Maquina Retrabalho Yaxun 850
      - Ferro de solda
      - Jogos de Chaves
      - Álcool isopropílico
      - Fluxo de Solda (RMA-223 ou NC559)
      - Multímetro Digital
      - Óculos para proteção dos olhos
      - Conjunto de pinças
      - Fita adesiva para alta temperatura Fita Clapton
      - Malha Dessoldadora
      - Escova (ou conjunto de pinceis)?
      - Stencil BGA
      - Estilete
      - Adaptador para chip
      - Esferas BGA 045 / 050
      - Mascara
      - Churrasqueira elétrica

      Excluir
  4. TEM COMO DAR UMA DICA ONDE COMPRA OS MATERIAS?

    ResponderExcluir
  5. Quando chegar no ponto de fusão (227°) , por quanto tempo deve ficar fluxo de ar quente?

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito boa a explicação só faltou a temperatura e vazão do ar do canhão na hora de soldar as esferas no chip e na placa. obrigado

    ResponderExcluir
  7. Sou um profissional técnico em tv LG e uma das melhores matérias sobre BGA que já li é a sua, tudo muito bem explicado só não aprende quem não tem interesse mesmo. Um verdadeiro curso expresso para quem quer realmente aprender tudo sobre BGA. Me deu vontade de lhe dar Parabéns Att, Altair ferreira

    ResponderExcluir